terça-feira, 6 de julho de 2010

O admirável mundo alemão

Crónica online por Pedro Magalhães

Antes de mais, quero agradecer ao editor deste blogue, Filipe Martins, pelo convite e pela possibilidade de mostrar a mais gente a minha escrita. A crónica será, dependendo da minha inspiração, semanal ou quinzenal. A todos um bem-haja!

Confesso que no início deste Mundial os meus favoritos máximos eram o Brasil e a Espanha. As suas recentes conquistas, Taça das Confederações e Euro 2008 respectivamente, para além das suas brilhantes campanhas de apuramento, fizeram-me acreditar piamente que ambas estariam na final africana. Contudo, no decorrer da competição, e ressalve-se o facto da Espanha ainda poder vencer o Mundial, apaixonei-me, sim, apaixonei-me por uma máquina de jogar futebol: a Alemanha.

Da equipa comandada por Joachim Low, observei somente os jogos pós-fase de grupos. Pelo que tinha lido, a Alemanha era mais do mesmo: força e pragmatismo. Quando vi o encontro dos «oitavos» frente à Inglaterra logo percebi que a Alemanha é muito mais que isso. Tem a força física e mental que lhe reconhecemos desde sempre, certo, mas a essa força junta-se-lhe um colectivo brilhante, com enorme talento. Mesut Ozil e Thomas Muller, dois jovens, são o rosto de uma nova geração germânica de futebolistas, onde a criatividade se junta ao cérebro.

Nos jogos frente à Inglaterra e, recentemente, frente à Argentina dei por mim a tentar visualizar um jogador alemão a jogar mal. Resultado: não encontrei nenhum. É uma equipa onde ninguém joga mal, onde todos os jogadores têm os processos devidamente assimilados, desde como controlar um jogo até contra-atacar de forma exemplar. Este sucesso, além dos jogadores, tem em Joachim Low o responsável-mor. Não é toa que o processo defensivo e ofensivo da equipa seja tão bom. Existe nele um projecto, que vem sendo delineado após a final perdida do Euro 2008.

Embora adore o estilo da Espanha, estarei a torcer veementemente pela Alemanha nas «meias». Desde há muito tempo que não via uma selecção jogar assim em Mundiais. É o admirável mundo alemão!

http://bolano-pe.blogspot.com

1 comentário:

Mattos disse...

Na final estão sem dúvida alguma as melhores equipas deste Mundial..
São as equipas mais equilibradas e que produziram melhores espectáculos..
Holanda com um ataque poderoso e Espanha a fazer valer o enorme valor clectivo...
Excelente final em perspectiva..
Penso que irá ganhar a Espanha....

MATTOS...paixaodabola.blogspot.com