sexta-feira, 2 de julho de 2010

Holanda 2 - Brasil 1

Acabou-se o sonho do «hexa» para o Brasil. A Holanda derrotou a «Canarinha», por 2-1, no primeiro jogo dos quartos-de-final do Mundial e espera pelo vencedor do Uruguai-Gana nas meias-finais. Robinho lançou a esperança para os brasileiros, mas o golo de Sneijder e o autogolo de Felipe Melo, que também foi expulso com vermelho directo, deitou tudo por terra.
Sobre o péssimo relvado do estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth, o Brasil entrou melhor. Os homens de Dunga dominaram o jogo e anularam a Holanda durante toda a primeira parte. O poderio brasileiro confirmou-se aos dez minutos com o golo de Robinho. O avançado recebeu um passe soberbo de Felipe Melo, da linha de meio-campo, e de primeira atirou sem hipóteses de defesa para a baliza de Stekelenburg.
O Brasil continuou a aproveitar as fragilidades da defesa holandesa e, aos 25 minutos, Kaká caiu em falta na grande-área. Era penalty de De Jong, mas a bola perdeu-se pela linha de fundo e o árbitro assinalou canto em vez de falta.
Os jogadores da Holanda sentiram a pressão, mas no regresso do intervalo deram uma excelente resposta. A «Laranja Mecânica», com Kuyt e Sneijder em grande, igualou a partida graças a um autogolo de Felipe Melo. O guarda-redes Júlio César saltou com Felipe Melo para tentar o corte a um centro de Sneijder, mas foi o médio que desviou mal de cabeça e directo para a baliza.
O empate descontrolou o Brasil, que não encontrou discernimento para reorganizar o seu jogo. A Holanda aproveitou a desorganização brasileira e, aos 68 minutos, fez a reviravolta. Após canto de Robben, Kuyt cabeceou para trás ao primeiro poste, a bola sobrou para Sneijder (mal marcado por Felipe Melo) e o 7 não perdoou o segundo golo, de cabeça.
Em desvantagem no marcador, o Brasil ficou também em inferioridade no campo. Felipe Melo pisou Robben e viu o cartão vermelho directo pela agressão ao avançado holandês. O desespero instalou-se entre os brasileiros, que correram em vão atrás do prejuízo.
MaisFutebol

Sem comentários: