quinta-feira, 1 de julho de 2010

James Rodríguez fechado por quatro anos

Acabaram-se as dúvidas: James Rodríguez será jogador do FC Porto nos próximos quatro anos. O médio, que se despediu anteontem dos companheiros do Banfield, já tem viagem marcada e é esperado no Porto este fim-de-semana para se juntar ao plantel de André Villas-Boas, devendo falhar apenas o primeiro dia oficial de trabalho ou, na pior das hipóteses, os dois primeiros dias. Os valores da transferência do médio colombiano, de 19 anos, não foram ainda tornados públicos (versões não oficiais apontavam 5,1 milhões, por uma percentagem do passe não especificada) até porque, conforme explicou a O JOGO o presidente do Banfield, Carlos Portell, só ontem à noite, já madrugada em Portugal, o futuro do jogador seria formalmente oficializado junto dos parceiros de direcção. Mais ainda: segundo foi possível apurar, a vontade de James Rodríguez acabou por ser determinante na bem-sucedida operação portista, porque, garantem, haveria propostas financeiramente mais vantajosas para o jogador.
A rapidez e a determinação do FC Porto foram igualmente factores decisivos. É verdade que Rodríguez estava há muito referenciado no Dragão - porque brilhara nas selecções jovens da Colômbia e também pelo papel de destaque precocemente assumido no Banfield -, mas as notícias do interesse de outros emblemas, entre os quais o Benfica, acabaram por precipitar e acelerar todo o processo. A boa relação dos dragões com Marcelo Simonian - empresário de Lucho González, por exemplo - permitiu desbloquear favoravelmente o negócio, já que, além de a proposta ter sido suficientemente sedutora para convencer o clube argentino, Simonian confia no FC Porto para dar visibilidade europeia ao jogador, um pouco à semelhança do que aconteceu com Lucho.
Ainda que o Banfield tenha admitido várias ofertas pelo médio, a verdade é que, à imagem do que já se passara com Lisandro ou Falcao, só para citar exemplos recentes, acaba por ser inevitável enquadrar esta contratação de James Rodríguez no braço-de-ferro de mercado protagonizado por FC Porto e Benfica, isto porque o colombiano tinha sido apontado nos últimos dias como solução para substituir Di María, oficialmente vendido ao Real Madrid.
James Rodríguez junta-se a Falcao e Guarín, compatriotas que já defendem as cores portistas, e passa a ser o quarto reforço oficial, considerando Ukra, Sereno e Souza. A entrada de Rodríguez, que se adapta à posição de extremo ou médio-interior, reforça a ideia de que o plantel portista sofrerá reajustes.
O Jogo

Sem comentários: